Prof. Robson

Desafio orçamentário continua mas Proad comemora avanços

Em 01/06/22 08:54. Atualizada em 01/06/22 09:10.

 

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFG começa a nova gestão com um desafio antigo: orçamento.

Texto: Ana Paula Vieira e Pablo Lisboa
Foto: Henrique Moreira

Prof. Robson

Segundo o pró-reitor da pasta, Robson Maia Geraldine, que continua no cargo, 2022 “ainda será um ano muito difícil”. 

O pró-reitor explica que, além do orçamento insuficiente para manter o adequado funcionamento da UFG, a instituição ainda lida com um passivo de anos anteriores, decorrente dos cortes sucessivos no orçamento. “Isso fez com que se acumulasse uma dívida que ainda nos causa grandes dificuldades. Adicionalmente, ainda vivemos uma condição de cuidado especial com a saúde por conta da pandemia e obviamente esses cuidados demandam maiores gastos”, destacou. 

Por outro lado, o gestor enfatiza que alguns resultados de políticas implantadas em anos anteriores começam a aparecer, entre eles a produção própria de energia na UFG, que pode gerar uma economia de R$ 5 milhões na conta de energia ainda este ano. Esse resultado permite vislumbrar melhorias como o atendimento das unidades acadêmicas com orçamento, o que não foi possível em 2021, de acordo com Geraldine. “Isso nos dá um bom entendimento de que nos anos seguintes a gente vai galgando melhores possibilidades de atendimento para as unidades e para a universidade em si, vendo possibilidades da universidade sair dessa crise e voltar a crescer”, analisou o pró-reitor.

Mesmo com um cenário complexo, Robson afirma ver perspectivas de melhores dias. “A gente começa agora a colher os frutos do trabalho feito nessa gestão e de novos tempos. Tudo isso me motivou a aceitar o convite [de continuar como pró-reitor], além de poder contar com uma equipe muito qualificada, competente, companheira e comprometida com a universidade. Isso me traz tranquilidade no entendimento de que conseguiremos superar os desafios ainda impostos e que a universidade viverá momentos melhores”, finalizou. 

Categorias: Notícias Noticias